Abelhas: Habilidades e Unidade



    As abelhas são insetos sociais e trabalham muito bem em grupo. Os indivíduos - rainha, zangão e operárias - vivem juntos em colmeias e cada um tem suas tarefas definidas. Elas cuidam umas das outras e trabalham em prol do mesmo objetivo: a sobrevivência. Temos algumas lições para aprender com esses pequenos seres, mas destacamos aqui apenas dois conceitos: habilidade e unidade.


HABILIDADE
    As operarias, que vivem de 30 a 50 dias, têm diferentes habilidades em cada estágio da sua vida. Tal como nós - seres humanos - temos diferentes habilidades, dons e talentos que foram desenhados e planejados por Deus para serem exclusivamente nossos. Cada um de nós é uma espécie de edição limitada. Algumas habilidades aprendemos com o tempo e muita prática, porém, algumas delas Deus colocou em nós antes de mesmo de nascermos. Em Salmos está escrito: 

Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. (Salmos 139.15-16)

    Dito isso, questionamos: em que você está utilizando essas características tão especiais?


UNIDADE
    As abelhas trabalham unidas o tempo todo; independentemente da habilidade de cada uma. Elas se protegem, se alimentam, se aquecem e trabalham. Na Bíblia diz que somos todos um só corpo, em Romanos está escrito: 

O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus. (Romanos 15.5-7)

    Deus quer que vivamos em união, tendo como principal objetivo levar o amor e a palavra de Cristo aos outros. As abelhas juntas formam uma grande colmeia cheia de trabalhadores que sabem qual a sua posição. Nós juntos formamos o corpo de Cristo que precisa se posicionar e ajudar a levar a palavra de Deus em amor.


Palavra utilizada: 1 Coríntios 12.12-27

Comentários

Postagens mais visitadas